Home
Suporte.IPBMapa do SiteMini-URL
 

Tecnologias Agroalimentares


Diploma conferido
Mestrado Profissional em Tecnologias Agroalimentares. Título de Mestre.

Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 7 do ISCED 2011.

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se ao Mestrado Profissional em Tecnologias Agroalimentares
a) os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1° ciclo de estudos organizado de acordo com
os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado
pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior Agrária; e
d) os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para
realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESA.
Tratando-se de um ciclo de estudos de caráter fortemente profissionalizante, os candidatos devem apresentar
e) uma experiência profissional mínima comprovada de 5 anos.

Creditação das aprendizagens prévias
No seguimento da implementação do Processo de Bolonha e consequente legislação relativa à mobilidade dos estudantes entre cursos e estabelecimentos de ensino superior, deve ser alvo de creditação a formação realizada pelo estudante no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros (creditação da formação certificada), bem como ser reconhecida a sua experiência profissional e a formação pós-secundária. Nesse sentido, o IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição.
Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos aquando do seu ingresso no IPB, no ato da candidatura ao acesso ou matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB (momentos, procedimentos e critérios dos processos de creditação), consulte o Portal do Candidato do IPB, em www.ipb.pt/portaldocandidato, ou a página Web dos Serviços Académicos do IPB, em www.ipb.pt/sa.

Requisitos da qualificação e regulamentos
2 semestres curriculares (1 ano). 20 semanas de estudo, por semestre, a tempo inteiro (40 por ano). 40 horas por semana. 810 horas por semestre (1620 por ano). 60 créditos ECTS (30 por semestre), correspondendo 1 crédito a 27 horas. Inclui um trabalho de projeto desenvolvido integralmente no local de trabalho ou um estágio com relatório final, correspondente a 30 créditos.
Os detentores da qualificação ficam habilitados à admissão na Ordem dos Engenheiros. O título profissional de Engenheiro é atribuído por esta instituição, de acordo com as suas normas internas.

Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional especializado nas áreas de estudos das Tecnologias Agroalimentares. Agricultura, Silvicultura e Pescas

Principais resultados da aprendizagem
O grau de mestre em Tecnologias Agroalimentares é conferido aos alunos que demonstrem ter, nesta área, a capacidade de:
1) desenvolver soluções práticas transversais dirigidas à raiz de problemas/desafios na área das Tecnologias Agroalimentares;
2) usar conceitos práticos recentes;
3) discutir e avaliar vantagens e desvantagens associadas a cada solução prática;
4) aplicar instrumentos de gestão na resolução dos problemas/desafios inerentes ao quotidiano das empresas/organizações;
5) encontrar soluções práticas para problemas/desafios em contexto real;
6) usar conhecimentos transversais às diversas subáreas das tTecnologias Agroalimentares;
7) comunicar aos decisores resultados/conclusões em relatórios práticos estruturados e redigidos, por um lado, e ter destreza para os expor rápida e oralmente.

Tratando-se de curso atribuidor do grau de mestre, com 60 ECTS, vocacionado para a promoção da aprendizagem ao longo da vida é requisito para a admissão possuir Experiência profissional mínima prévia de cinco anos, devidamente comprovada.

Para concluir a qualificação, o aluno terá de obter aprovação a todas as unidades curriculares obrigatórias do plano de estudos.

Perfil ocupacional dos diplomados
O Mestrado em Tecnologias Agroalimentares tem como objetivos a dotação dos estudantes com competências técnicas relevantes para o mercado de trabalho e com competências em inovação. Está fortemente vocacionado para estudantes que, enquanto profissionais dos empregadores da região, irão posicionar para o futuro as empresas e organizações com melhores competências relativamente à evolução do conhecimento não só nas áreas específicas relacionadas com a atividade agroindustrial e na silvicultura, mas também em áreas transversais aos diferentes setores da sociedade. Deste modo pretende-se motivar a co-criação (formação e investigação aplicadas) entre a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e as empresas/organizações.

Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de “mestre” permite o prosseguimento de estudos de 3.º ciclo, de acordo com o diagrama do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento /NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Requisitos de graduação
---


Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o Regulamento Interno da Escola, disponível em www.esa.ipb.pt.
Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.

Regime de estudos
Tempo Inteiro.

Diretor de Curso
Margarida Maria Pereira Arrobas Rodrigues (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Agricultura, Silvicultura e PescasASP33.018.0
Ciências SociaisSC9.00.0
Total 
42.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11SemestralComponente Geral 1 ↓
3.0
11SemestralComponente Geral 2 ↓
3.0
11SemestralComponente Geral 3 ↓
3.0
11SemestralComponente Específica 1 ↓
3.0
11SemestralComponente Específica 2 ↓
3.0
11SemestralComponente Específica 3 ↓
3.0
11SemestralComponente Específica 4 ↓
3.0
11SemestralComponente Específica 5 ↓
3.0
11SemestralComponente Específica 6 ↓
3.0
11 Semestral 
 5078-819-1110-00-24 
Inovação Empresarial: Metodologias, Diagnóstico e Oportunidades---
3.0
12 Semestral 
 5078-819-1201-00-24 
Trabalho de Projeto/Estágio---
30.0

Acreditação/Registo
Acreditado pela A3ES.
Acreditado (6 anos). Número máximo de admissões: 15
Data de acreditação: 09/04/2024

CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 BRAGANÇA * Tel: (+351) 273 303 200 - Fax: (+351) 273 325 405 * Suporte.IPB