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Tecnologias Digitais na Educação e Formação


Diploma conferido
Mestrado em Tecnologias Digitais na Educação e Formação. Título de Mestre.

Nível da qualificação
2.º Ciclo de Estudos. Nível 7 do EQF. Nível 7 do ISCED 2011.

Requisitos de Acesso
O acesso e ingresso ao ciclo de estudos é regulado:
a) pelo n.º 1 do artigo 17.º do DL 65/2018 de 16 de Agosto,
b) pelas Normas Regulamentares do Mestrado (Regulamento 51/2014, DR 2.ª série, N.º 29 de 11 de Fevereiro de
2014)
c) afinidade científica entre o 1.º e o 2.º ciclo de formação.

Creditação das aprendizagens prévias
De acordo com a legislação em vigor, a formação realizada pelo estudante em estabelecimentos de ensino superior (nacionais ou estrangeiros) pode ser creditada (i.e., creditação da formação certificada), bem como a sua experiência profissional (i.e., creditação da experiência profissional).
O IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos no momento da candidatura ao acesso ou no momento da matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB, consulte o Portal do Candidato (www.ipb.pt/portaldocandidato), ou a página Web dos Serviços Académicos (www.ipb.pt/sa).

Requisitos da qualificação e regulamentos
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120 Créditos ECTS. 4 Semestres curriculares (2 anos). 40 Semanas de estudo (20 semanas por semestre). 1620 Horas Totais de estudo (27 Horas Totais de estudo por cada Crédito ECTS). Número variável de Horas de Contacto (aulas) dependendo do horário estabelecido para cada unidade curricular. Inclui a Prática de Ensino Supervisionada, com 44 créditos ECTS, e integra um estágio pedagógico de natureza profissional que é objeto de relatório final.
Os detentores deste título estão habilitados para a docência na Educação Musical do Ensino Básico (grupo de recrutamento 250) de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio.

Perfil do programa de estudos
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 Ciências da Educação

Principais resultados da aprendizagem
A graduação é obtida após a realização da totalidade dos créditos ECTS prevista no plano de estudos.

Perfil ocupacional dos diplomados
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Acesso a outros ciclos de estudos
O grau de mestre permite a continuação dos estudos para o doutoramento (3.º ciclo de Estudos do Ensino Superior), segundo o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/) e apresentado na secção 8 do Suplemento ao Diploma.

Requisitos de graduação
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Regulamentos de exames, avaliação e classificação
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Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
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Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Ciências da EducaçãoCE115.00.0
Ciências da Educação/Informática da Ótica do UtilizadorCE/IOU0.05.0
Total 
115.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
11 Semestral 
 5079-826-1101-00-24 
Aprender e Formar na Sociedade Digital---
5.0
12 Semestral 
 5079-826-1102-00-24 
Cidadania Digital---
5.0
11 Semestral 
 5079-826-1103-00-24 
Desenvolvimento Profissional em Rede---
5.0
11 Semestral 
 5079-826-1104-00-24 
Investigação em Educação---
5.0
11 Semestral 
 5079-826-1105-00-24 
Pensamento Computacional---
5.0
11 Semestral 
 5079-826-1106-00-24 
Psicologia Cognitiva---
5.0
12 Semestral 
 5079-826-1201-00-24 
Educação Digital em Rede---
5.0
12 Semestral 
 5079-826-1202-00-24 
Integração Pedagógica das Tecnologias---
5.0
11 Semestral 
 5079-826-1203-00-24 
Multimédia e Recursos Educativos Digitais---
5.0
12SemestralOpção 1 ↓
5.0
12 Semestral 
 5079-826-1205-00-24 
Projetos Educativos Inovadores---
5.0
12 Semestral 
 5079-826-1206-00-24 
Tecnologias de Suporte à Investigação em Educação---
5.0
2-
 Anual 
 5079-826-2001-00-24 
Projeto ou Dissertação---
48.0
2-
 Anual 
 5079-826-2002-00-24 
Seminário de Orientação---
12.0

Acreditação/Registo
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