Descrição: De forma lúdica e criativa, desenvolver atividades e outputs tangíveis para uma campanha de marketing associada a comportamentos saudáveis (como não fumar ou fazer atividades físicas). O objetivo principal é “brincar” com a criatividade, sem deixar de refletir sobre os antecedentes e as consequências. E as atividades serão implementadas em formato de desafios.
Desafio 1. Identificação de diferentes campanhas publicitárias associadas aos comportamentos saudáveis como não fumar e fazer exercícios.
A partir de campanhas, pode-se identificar a(s) mensagem(ns) principal(is), o público a quem se destina, e os resultados. Pode-se ainda identificar melhorias, pode-se propor alterações para a campanha.
Desafio 2. Brainstorming. Identificar diferentes canais e alternativas de comunicar com os jovens. Outputs e atividades (como por exemplo, workshops e atividades do desporto) podem ser apresentadas.
Resultado esperado: uma proposta de campanha publicitária.
Desafio 3. Branding. Criar uma marca, logo e/ou slogan, jingle, etc..
Podem desenvolver uma identidade visual, assim como um logotipo e uma proposta de valor.
Desafio 4. Campanha Publicitária. A partir desta marca, podem criar uma campanha publicitária (post para as redes sociais, vídeo, slogan, cartaz etc.).
Desafio 5. Apresentação criativa da proposta para a campanha. A campanha pode ser apresentada de diferentes formas (entrevistas, vídeo, jogos etc.), inclusive utilizando aspetos associados ao marketing sensorial.
Jogo interativo
Observações: Pode haver jovens com interesse em texto/letras/storytelling, música, marketing, educação ou tecnologias, seria uma mais-valia para estes trabalhos.
Coordenador do estágio: Oliva M. D. Martins
Outros investigadores: Ana Queiroz, Ana Sofia Coelho, Natacha Silva, Oliva M. D. Martins
Número de vagas: 4.
Candidatos devem frequentar os anos de escolaridade: 10/11/12 anos.
Área vocacional: saude,marketing, educação, comunicação.
Local de estágio: IPB