Descrição: Todos os dias, são descartadas toneladas de resíduos e outros subprodutos, tais como cascas de frutos, sementes, bagaços e folhas. Estes biorresíduos são ricos em compostos bioativos, tais como fibras, óleos essenciais e vários componentes que podem ser aplicados em diferentes áreas e setores, tais como a indústria cosmética, farmacêutica e alimentar.
Neste estágio, vamos demonstrar a importância da valorização dos resíduos agro-alimentares, como fonte de compostos bioativos de interesse e com diversas aplicações. Terás a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a química dos produtos naturais, compreendendo a importância da sua valorização, desde a matéria-prima até ao desenvolvimento de um produto final com propriedades promotoras da saúde. Para tal, serão utilizadas metodologias laboratoriais adequadas, como a extração de compostos naturais, avaliação das suas propriedades bioativas e desenvolvimento de produto cosmético, com propriedades antibacterianas e capacidade de inibir o crescimento do agente causador da acne.
Ao escolheres esta atividade demonstras preocupação com o meio ambiente e a familiarização com os conceitos de sustentabilidade e economia circular, tão prementes nos dias de hoje.
Vem fazer parte de uma equipa que está a tentar mudar o mundo, um passo de cada vez, aprendendo a transformar o que é descartado em produtos inovadores e diferenciados.
Observações: Os participantes deverão trazer bata de laboratório.
Coordenador do estágio: Filipa S. Reis
Outros investigadores:
Número de vagas: 2
Candidatos devem frequentar os anos de escolaridade: 10º/11º/12º.
Área vocacional: Biologia, Ciências da Saúde, Química
Local de estágio: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Inscrições