Descrição: No setor da panificação e pastelaria é comum o uso de ingredientes artificiais, como corantes, aromatizantes e conservantes, para conservar e modificar as propriedades químicas e sensoriais (sabor, cor, textura) dos produtos. No entanto, o consumo excessivo desses ingredientes pode estar associado a diversos problemas de saúde. Por outro lado, a aplicação de diferentes métodos de processamento, como o cozimento e fermentação, pode induzir a perda de alguns micronutrientes importantes para o consumidor. Nesse sentido, a indústria alimentar, aposta na fortificação dos alimentos, isto é a adição intencional de vitaminas e minerais.
Neste estágio iremos aprender a amassar e a moldar a massa do pão, e a confecionar alguns produtos de pastelaria. Para além disso, iremos explorar o impacto da adição de diferentes ingredientes no sabor, cor e textura do produto final, de forma a substituir os ingredientes artificiais. Iremos, também, fortificar o pão de forma a aumentar a quantidade de determinados nutrientes. No final de cada atividade, os participantes irão provar e saborear as suas criações.
Observações: Ponto de encontro no piso 0, na receção do edifício Brigantia Ecopark. Ligar antecipadamente para esclarecer qualquer dúvida.
Devem trazer bata.
Coordenador do estágio: Luana Fernandes
Outros investigadores:
Número de vagas: 2
Candidatos devem frequentar os anos de escolaridade: 10º/11º/12º.
Área vocacional: Agronomia, Biologia
Local de estágio: Brigantia Ecopark, Avª Cidade de Leon, 506, 5300-358 Bragança
Inscrição