Descrição: A extrusão é uma tecnologia de processamento de alimentos que envolve vários processos num único equipamento, denominado extrusora. As matérias-primas mais utilizadas no processo de extrusão são farinhas de cereais, às quais são aplicadas condições de pressão, temperatura e trabalho mecânico, permitindo o desenvolvimento de produtos alimentares, como por exemplo, massas, cereais de pequeno-almoço, biscoitos, bolachas, alimentos para bebés, snacks, proteína vegetal texturizada, rações para animais de estimação, sopas e misturas de bebidas desidratadas, produtos de salsicharia, entre outros. O processo de extrusão confere caraterísticas melhoradas de textura, sabor e aspeto aos produtos alimentares, e garante uma maior digestibilidade e aumenta a conservação e segurança dos alimentos.
Neste estágio vamos conhecer os diferentes componentes de uma extrusora, extrudir diferentes matérias-primas, como farinhas de trigo, milho e leguminosas e, por fim, utilizar as farinhas de trigo obtidas no processo de extrusão, na confeção de profiteroles. Durante a atividade, os participantes poderão provar e saborear os produtos desenvolvidos.
Observações: Ponto de encontro no piso 0, na receção do edifício Brigantia Ecopark. Ligar antecipadamente para esclarecer qualquer dúvida.
Devem trazer bata.
Coordenador do estágio: Ana Paula Pereira
Outros investigadores:
Número de vagas: 2
Candidatos devem frequentar os anos de escolaridade: 10º/11º/12º.
Área vocacional: Biologia
Local de estágio: Edifício Brigantia Ecopark. Avenida Cidade de León. Bragança.
Inscrição