|
Data de Publicação: 10/05/2016
Auditório Pequeno Centro Cultural Municipal de Mirandela Dia 13 de maio de 2016Das 17h00 às 19h30
Programa
17.00 – 17.30 Sessão de Abertura
António Branco, Presidente da Câmara de Mirandela Sónia Nogueira, Subdiretora da EsACT-IPB Miguel Rodrigues, Diretor do Mestrado em Administração Autárquica da EsACT-IPB
17.30 – 18.00 Apresentação do Livro "A Reforma do Poder Local em Debate”, Luís de Sousa
18.00 – 19.30 Mesa redonda: “Pensar o Poder Local”
Moderação: Manuela Carneiro
Oradores convidados: Júlia Rodrigues, Deputada da AR (PS) Cláudia Costa , EsACT-IPB Miguel Rodrigues, EsACT-IPB/CICP-UM Luís de Sousa, GOVCOPP/Universidade de Aveiro
Data de Publicação: 20/04/2016
A Associação Geoparque Terras de Cavaleiros é a entidade gestora do território do Geopark Terras de Cavaleiros, uma associação sem fins lucrativos, constituída por 11 sócios fundadores. O Geopark Terras de Cavaleiros é o território correspondente à área administrativa do concelho de Macedo de Cavaleiros. São 700 km2 onde são conjugados o elevado valor geológico, internacionalmente reconhecido, o notável património natural, a sua identidade cultural, os produtos locais, a rica gastronomia, a arte de bem receber das suas gentes, pretendendo a promoção de medidas de dinamização social, formação, empreendedorismo, inclusão e educação para o futuro, apostando num turismo gerador de riqueza. Auditório Pequeno, Centro Cultural Municipal de Mirandela Dia 20 de abril de 2016Das 15h00 às 16h30
Oradora convidada - Sílvia Isabel Cordeiro Marcos
Coordenadora Executiva da Associação Geoparque Terras de Cavaleiros desde novembro de 2012. Formação Licenciatura em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mestranda em Gestão das Organizações na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.
Objetivos gerais: - Sensibilizar os participantes para a importância dos territórios Geoparque em geral e do Geopark Terras de Cavaleiros em particular.
Objetivos Específicos: - Caracterizar as particularidades do território do Geopark Terras de Cavaleiros; - Comunicar os valores do geoparque; - Explicar a importância da identificação e criação de serviços e produtos de qualidade como marca diferenciadora do território.
Público-Alvo: comunidade académica, entre outros
Data de Publicação: 20/04/2016
Auditório Pequeno, Centro Cultural Municipal de Mirandela Dia 22 de abril de 2016 Das 15h00 às 18h00
Orador convidado - Pedro Camões
Doutorado pela Universidade da Carolina do Sul (EUA) com uma tese sobre a descentralização política e financeira na Europa Ocidental, e desenvolve investigação predominantemente na áreas da prestação e contratação de serviços e da administração financeira, publicada em jornais como o Journal of Public Administration Research and Theory, Public Management Review, Local Government Studies e Canadian Journal of Administrative Sciences e capítulos de livros em editoras como Edward Elgar e Routledge; Membro da equipa que publica o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses desde 2003, trabalho que resulta do projecto de investigação “The Efficiency in the Use of Public Resources and the Quality of Portuguese Municipal Decision-Making”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de que foi coordenador; É professor auxiliar da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho desde 2003, na qual lecciona nas áreas de administração e finanças públicas; É vice-presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho desde abril de 2015; Tem também sido formador do Curso de Alta Direcção para Administração Pública (CADAP e FORGEP) da Universidade do Minho sendo responsável pelos módulos Finanças Públicas e Administração Orçamental; Presidente do Conselho Fiscal da TecMinho-Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento; Administrador da Universidade do Minho entre 2009 e 2014.
Objetivos: O objectivo da comunicação é apresentar uma perspectiva global da evolução financeira recente dos municípios portugueses.
Este concretiza-se pela realização dos três objectivos secundários: - caracterizar arquitectura institucional de descentralização financeira em comparação internacional; - analisar a qualidade da gestão orçamental local - descrever a o sector empresarial local (consolidação do grupo municipal)
Data de Publicação: 01/04/2016
Nos termos do Despacho de homologação do Exmo. Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Informa-se V. Exas. que se irão realizar provas públicas de avaliação da unidade curricular de Dissertação do Mestrado em Contabilidade e Finanças, para obtenção do título académico de Mestre
Data de Publicação: 24/03/2016
Nos últimos anos, assistiu-se ao emergir de Macau enquanto vórtice da Indústria do jogo, observando-se em paralelo diversas modificações socioeconómicas potenciadas por essa indústria. Uma das mais evidentes relaciona-se com o Turismo, pelo que importa compreender qual a interação a estratégia de desenvolvimento económico, a indústria do turismo e do jogo em Macau, e o incentivo permanente ao jogo. Este é de facto um caso ímpar com reflexos evidentes na acumulação de riqueza nos cofres do território de Macau.
É, pois, numa perspetiva de partilha de boas práticas, no âmbito do marketing e impactos do destino do jogo na economia de Macau, que a EsACT-IPB organiza a V sessão de seminário do mestrado de Marketing Turístico.
Auditório Pequeno Centro Cultural Municipal de Mirandela Dia 30 de março de 2016 Das 15h00 às 16h30
Orador convidado - Luís Cunha
Investigador na área do Turismo de um destino de jogo. Docente no Instituto Politécnico de Macau desde 2004. Doutorando em Administração Pública, tópico: Imagem projectada do destino turístico. Mestre em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa.
Objetivos gerais: - Sensibilizar os participantes quanto à diferença entre marketing de destino de jogo de marketing da indústria do jogo.
Objetivos Específicos: - Caraterizar a particularidade do destino Macau. - Entender a importância da comunicação de marketing para a formação de uma imagem de destino turístico. - Entender potencialidade da criação de uma imagem como forma de influenciar a escolha de destino. - Compreender a necessidade de medir o “GAP” entre imagem percebida e imagem projetada do destino. - Identificar o “target”, os segmentos de mercado, a necessidade de uma diferenciação do destino e dos operadores. - Enumerar estratégias de marketing da indústria de turismo segmentação, “target”, posicionamento e diferenciação. - Compreender a complementaridade entre as estratégias de marketing do destino e o da indústria do jogo.
Público-Alvo: comunidade académica, profissionais da área do entretenimento, jogo e diversão, entre outros.
Data de Publicação: 14/03/2016
Os novos desafios em torno das tecnologias de informação e comunicação (TIC) impõem um novo ritmo aos diversos atores, conduzindo a novos modelos de produção de conteúdos, comunicação e gestão da informação. Nesse sentido, a EsACT-IPB organiza um seminário, subordinado à temática das Tecnologias da Informação e Comunicação no Turismo, como forma de atender a este novo paradigma.
Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes Dia 16 de março de 2016 Das 14h30 às 16h00
Docente da EsACT-IPB. Diretor do Curso de Licenciatura em Informática e Comunicações. Investigador no Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), Porto. Membro do corpo editorial do Journal of Software and Systems Development (JSSD), EUA. Membro do corpo editorial do Journal of e-Health Management (JEHM), EUA.
Formação Doutor em Informática. Licenciado em Informática de Gestão.
Objetivos gerais: - Sensibilizar os participantes para o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação no turismo e no desenvolvimento regional.
Objetivos Específicos: - Conhecer os últimos desenvolvimentos tecnológicos que permitem inovar no setor do turismo e na promoção territorial; - Entender a importância das tecnologias para inovar na forma de satisfazer as necessidades dos diversos atores do turismo; - Perceber as potencialidades das tecnologias e do seu papel reformador do Status quo no setor do turismo e entidades adjacentes.
Público-Alvo: comunidade académica, quadros técnicos e dirigentes do sector cultural e turístico, entre outros.
Data de Publicação: 08/03/2016
O mestrado em Administração Autárquica, é uma formação de segundo ciclo da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB), que pretende transmitir aos seus formandos, entre outras, a capacidade de interagir com as problemáticas da governação local, onde se inclu a avaliação e/ou perceção da eficiência, qualidade e satisfação dos serviços prestados. Considerando as etapas inerentes ao processo de prestação de serviços, e todos que nele intervêm, bem como a perspetiva de extrapolação de conhecimento e abrangência das mesmas, a EsACT-IPB, para além de toda academia, convida a sociedade civil a refletir sobre esta temática promovendo, nesse âmbito, a palestra PAA#1 do Ciclo de Palestras em Administração Autárquica, a qual decorrerá no próximo dia 11 de março de 2016.
Auditório Pequeno Centro Cultural Municipal de Mirandela Dia 11 de março de 2016 Das 15h00 às 18h00
Oradora convidada - Rute Couto
Docente da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB). Presidente da Delegação de Trás-os-Montes da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (apDC). Licenciada e Mestre em Direito pela Universidade Católica do Porto. Pós-graduada em Direito da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Doutoranda em Direito. Formada em mediação de conflitos, pelo Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal.
Objetivos gerais: Consciencializar os participantes para a responsabilidade das autarquias locais na defesa dos interesses e direitos dos consumidores.
Objetivos específicos: - Compreender os direitos fundamentais dos consumidores como uma dimensão de cidadania e um fator de diferenciação local; - Aferir o desenvolvimento de ações de (in)formação dos consumidores nas autarquias; - Conhecer os mecanismos de proteção dos utentes de serviços públicos essenciais; - Avaliar as potencialidades dos meios de resolução alternativa de conflitos de consumo para uma “justiça de proximidade”; - Identificar os desafios que se colocam à política nacional de defesa do consumidor no âmbito da Estratégia Europa 2020
| Janeiro - 2025 |
Dom |
Seg |
Ter |
Qua |
Qui |
Sex |
Sab |
| | | 1 | 2 | 3 | 4 |
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |   |
Fevereiro - 2025 |
Dom |
Seg |
Ter |
Qua |
Qui |
Sex |
Sab |
| | | | | | 1 |
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |   |
Março - 2025 |
Dom |
Seg |
Ter |
Qua |
Qui |
Sex |
Sab |
| | | | | | 1 |
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |
30 | 31 |   |   |   |   |   |
|